NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Oncologista explica os principais tipos de mastectomia

Publicado

em

A atriz Totia Meireles - Foto divulgação

No entanto, a especialista aponta que a escolha do tipo de mastectomia depende de vários fatores, como estágio do câncer, localização do tumor, presença de metástase nos linfonodos e preferências do paciente (especialmente em casos de cirurgia profilática)

Em entrevista recente, a atriz Totia Meireles revelou ao público ter enfrentado um câncer de mama no ano passado. Ela comentou que foi preciso se submeter à mastectomia bilateral e retirar ambas as mamas. Segundo a oncologista Maria Cristina Figueroa Magalhães (CRM-PR 22643 e RQE 19751), a mastectomia é um procedimento cirúrgico realizado para remover parte ou todo o tecido mamário. “Pode ser indicada para tratar ou prevenir o câncer de mama, dependendo do diagnóstico, do estágio da doença e do risco individual do paciente”, esclarece.

Dra. Maria Cristina - Foto divulgação

Dra. Maria Cristina – Foto divulgação 

A médica lembra que há uma preocupação crescente em conciliar o tratamento com bons resultados estéticos e funcionais, motivando o uso de técnicas conservadoras e reconstrução mamária sempre que possível. A especialista diz que existem diferentes tipos de mastectomia que variam em extensão e técnica, como:

Mastectomia radical modificada: remoção de toda a mama (incluindo tecido mamário, mamilo e aréola) e dissecção de linfonodos axilares. Os músculos peitorais são geralmente preservados.

Mastectomia radical: procedimento mais extenso, que remove a mama inteira, os linfonodos axilares e os músculos peitorais. “Raramente realizada atualmente, mas era usada em casos de câncer localmente avançado. Hoje, foi substituída por técnicas menos agressivas devido à eficácia comparável e menor morbidade”, pontua.

Mastectomia com preservação da pele (skin-sparing): remoção de todo o tecido mamário, mantendo a maioria da pele externa da mama, exceto o mamilo e a aréola. É frequentemente usada em pacientes que planejam reconstrução mamária imediata, permitindo melhor resultado estético.

Mastectomia com preservação do mamilo (nipple-sparing): variante da mastectomia com preservação da pele, mas que também preserva o mamilo e a aréola, removendo apenas o tecido mamário subjacente. É indicada em alguns casos de câncer inicial ou para prevenção, se o tumor estiver longe do mamilo.

Mastectomia bilateral: remoção de ambas as mamas, podendo ser simples, com preservação da pele ou do mamilo, dependendo da necessidade. Pode ser feita como medida profilática para pacientes com mutações genéticas (como BRCA1/BRCA2) ou para tratar câncer em ambas as mamas.

Continue lendo

MAIS LIDAS